Equipe da Secretaria de Saúde de Umbuzeiro participa de encontro dos gestores da Paraíba


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba – COSEMS/PB, realizou nos dias 7 e 8 de fevereiro no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, o evento ‘A Gestão da Saúde nas Cidades – Encontro de Acolhimento aos Gestores Municipais de Saúde da Paraíba’.
A Coordenadora de Atenção Básica, Rosangela Duarte disse que “ foi muito produtivo, principalmente, para os novos gestores”. Informações, contatos com acesso interligados e total conhecimento da parte burocrática com relação aos recursos, foram ainda destacados por ela que foi acompanhada pelo Coordenador de Imunização e do CAPS, Paulo Rosemberg, representando a Secretaria de Saúde de Umbuzeiro.
O encontro, que tem o apoio do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), tem por objetivo de promover o acolhimento e integração entre os gestores de saúde dos municípios e a esfera estadual, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB).
Participaram da mesa oficial de abertura a secretária de Saúde da Paraíba, Claudia Veras, que representou o governador Ricardo Coutinho, a deputada estadual Estela Bezerra, o procurador do Ministério Público da Paraíba, José Guilherme Ferraz, a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB), Soraya Galdino, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha, e o vereador Tibério Limeira.
O encontro teve início com a apresentação de duas mesas temáticas, a primeira ‘Gestão Financeira do SUS e os Órgãos de Controle’ e a segunda ‘Instrumentos de Gestão do SUS’.
Entre os temas abordados estão a gestão de recursos financeiros do Sistema Único de Saúde, o conhecimento da base legal de como o gestor deve atuar na gestão financeira do SUS, a habilitação e alimentação do Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), regionalização da saúde, além da apresentação do plano estadual de saúde da Paraíba 2016-2019.
Participaram da primeira mesa temática, o secretário municipal de Saúde de Pedras de Fogo, Anderson Dias, a assessora técnica do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Blenda Pereira, e a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino.
Para compor a segunda mesa temática foram convidados o professor André Bonifácio, representando a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a secretária municipal de Saúde de Areia, Edna Guedes, e a secretária Claudia Veras.
A assessora técnica do Conasems, Blenda Pereira, fez uma avaliação positiva do evento.
“Encontros como esse é de fundamental importância para os gestores municipais do SUS, especialmente nesse novo ciclo, que se iniciou em janeiro deste ano. São gestores novos que precisam ser qualificados e fortalecidos, para atuarem na gestão. Então nesses momentos acontece a disseminação da informação, a apropriação da importância dele como gestor e da gestão do Sistema Único de Saúde”, defendeu.
A presidente do Cosems, Soraya Galdino, destacou que, dos 223 municípios, 138 deles receberam novos gestores de saúde, em janeiro deste ano.
“Este é um momento único, uma responsabilidade muito grande. Com a realização desse evento, estamos dando apoio aos gestores da saúde com essa troca de experiências e o repasse de informações e, consequentemente, dando condições para esses gestores enfrentarem todos os desafios que possam surgir no exercício da função”, afirmou.
Para encerrar o encontro, foi realizado o “Café com Gestores”, no qual houve a entrega do Programa Estadual de Saúde, que reúne um conjunto de diretrizes e metas planejadas para os próximos quatro anos na saúde do estado. “Conseguimos aqui integrar o processo de trabalho da nossa Secretaria do Estado com os governos municipais e esperamos, logicamente, uma melhor qualificação dos gestores do SUS, pois se estivermos com uma boa unidade com os municípios, poderemos ter resultados positivos e um impacto na qualidade da saúde da população paraibana”, avaliou a secretária de Saúde da Paraíba, Claudia Veras.
Prefeitura Municipal de Umbuzeiro
José Nivaldo Araujo
"Uma Nova História"
Secretaria de Saúde
Fernanda Moraes

Fonte PMU Umbuzeiro

Mais imagens




Postar um comentário

0 Comentários