Hoje é feriado em Umbuzeiro; Dia de Reis

Hoje (06/01) os católicos comemoram o Dia de Reis, data em que, segundo a tradição cristã, os Três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, visitaram o recém-nascido Jesus de Nazaré.
Eles saíram do Oriente e presentearam o Menino Jesus com ouro, incenso e mirra, como está narrado no Evangelho de Mateus. O ouro representa a realeza, pois os Magos procuravam o rei dos judeus; o incenso, a fé, simbolizando a oração que chega a Deus; e a mirra, uma resina usada como remédio, de sabor amargo, remetia ao sofrimento que Jesus iria passar.
A tradição de venerar os Reis Magos surgiu no século oitavo, quando eles se tornaram santos pela Igreja Católica.
No dia 6 de janeiro, também, se encerram os festejos natalinos, data em que são desarmados os presépios, os enfeites e as árvores de Natal.
No Brasil, as comemorações começam no final de dezembro com a visitação das casas pelas Folias de Reis, formadas por músicos. Para alegrar seus seguidores, eles tocam tambores, rabeca, viola caipira e acordeão. Ao contrário dos Reis da tradição, a proposta não é levar presentes, mas recebê-los do dono da casa para doações. Os foliões são recebidos com mesa farta e muita bebida.  
Em Umbuzeiro também havia, no dia 06 de janeiro, as comemorações da Festa do Dia de Reis. A festa foi extinta, e hoje, resta apenas a lembrança com a data do feriado.

Postar um comentário

0 Comentários