GOVERNADOR EM EXERCÍCIO DISCUTE CRIAÇÃO DE MUSEU EM UMBUZEIRO

O governador da Paraíba em exercício, Marcos Cavalcanti, realizou uma audiência com o prefeito de Umbuzeiro, Thiago Pessoa, e o secretário de estado da Cultura, Lau Siqueira. O assunto da reunião, ocorrida no Palácio da Redenção, no dia 22 de julho,  foi a criação de um museu para preservar a memória dos ex-presidentes João Pessoa e Epitácio Pessoa e do jornalista Assis Chateaubriand, além da modernização da biblioteca da cidade.
Fotos:  José Marques/ Secom-PB
Fotos:  José Marques/ Secom-PB
 Foto: José Marques/Secom-PB

Fotos:  José Marques/ Secom-PB
“Umbuzeiro é uma cidade muito importante no aspecto político e cultural da Paraíba. É a terra do presidente Epitácio Pessoa, do presidente João Pessoa e também do jornalista Assis Chateaubriand, que trouxe a televisão dos Estados Unidos para o Brasil”, argumentou Marcos Cavalcanti.

Fotos:  José Marques/ Secom-PB
O governador em exercício determinou, durante a reunião, que algumas ações já fossem adotadas:
 “O secretário de Cultura vai fazer uma visita a Umbuzeiro. O objetivo é verificar possíveis locais e assim começarmos um estudo para criar, em breve, o Museu da Cidade de Umbuzeiro e viabilizar ainda o reaparelhamento da biblioteca da cidade”, disse Marcos Cavalcanti.

Além de agendar uma visita a Umbuzeiro para verificar a possibilidade de fundação do museu, o secretário de Cultura, Lau Siqueira, também vai levar outra novidade à cidade. “Acertamos uma visita do Sistema Estadual de Bibliotecas, através da Fundação Espaço Cultural, para uma capacitação na área de bibliotecas e enriquecimento do acervo. E, provavelmente, vamos incluir a biblioteca nos sistemas nacional e estadual de bibliotecas. Assim, ela poderá se beneficiar dos investimentos que acontecem nessa área”, explicou.

Lau Siqueira aproveitou para lembrar que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está descentralizando os investimentos para além dos grandes centros urbanos. “Esse ano queremos lançar o Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que na verdade é um grande projeto de acesso à leitura e que vai impactar, diretamente, na educação”, disse. “É um plano que a gente quer discutir nos municípios. Essa é nossa proposta de interiorizar cada vez mais os investimentos na cultura, capacitando o interior do Estado para disputar os editais que forem abertos para a área”, completou.

Umbuzeiro Notícias via PBAgora /Governo da Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários