Exposição itinerante sobre Epitácio Pessoa chega à cidade de Umbuzeiro

A história do ex-presidente Epitácio Pessoa, retratada através de textos e fotos, chegou à cidade de Umbuzeiro – terra natal de Epitácio – nesta sexta-feira (03). Trata-se da Exposição Itinerante, promovida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, dentro da programação alusiva ao Sesquicentenário de nascimento do ex-presidente.
Exp_Umbizeiro_03
Composta de seis painéis, a mostra está aberta ao público no hall da Secretaria de Educação do Município de Umbuzeiro. O trabalho é resultado de um esforço conjunto, promovido pela Diretoria de Comunicação Institucional do TJPB, sob a coordenação da técnica Germana Bronzeado, curadora da exposição, com texto do jornalista Valter Nogueira (diretor de Comunicação) e ilustração e arte do servidor Modesto Cavalcanti.
O Tribunal de Justiça da Paraíba é guardião dos restos mortais do ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa – e de sua esposa, Mary Saião Pessoa. No Palácio da Justiça, na praça João Pessoa, centro da Capital paraibana, se encontram o Museu e Cripta do Epitácio; objetos e fotos podem ser vistos no Museu, enquanto que a Cripta guarda os despojos do casal.
Exp_Umbizeiro_01
A exposição é composta de seis painéis
Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça, por iniciativa do presidente Marcos Cavalcanti de Albuquerque, denominou de “Epitácio Pessoa” o Ano Judiciário de 2015 – coincidentemente ano do sesquicentenário de nascimento do homenageado.
Para celebrar a data, o Tribunal decidiu promover cinco grandes eventos para lembrar em alto estilo os 150 anos de nascimento do ex-presidente. Entre eles, a exposição itinerante e a visita a Umbuzeiro, no próximo dia 17, ocasião em que ocorrerá, também, um palestra sobre o homenageado, a ser proferida pelo professor-doutor Damião Cavalcanti.
A iniciativa visa reacender a chama da história, mantendo assim viva a trajetória de Epitácio Pessoa; único paraibano a chegar a Presidência da República.
Epitácio – Paraibano de Umbuzeiro, Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa foi um político e jurista brasileiro, presidente da república entre 1919 e 1922. Foi um dos maiores jurisconsultos brasileiros. Atuou nos três Poderes: no Judiciário, foi Ministro do Supremo Tribunal Federal; no Legislativo, foi deputado federal e senador da República por diversas vezes; e, por fim, no Executivo, foi Ministro da Justiça, Procurador-Geral da República e Presidente da República. Suas Obras Completas, não só de Cunho Jurídico, ocupam dezenas de volumes.

Por Valter Nogueira

FONTE: http://www.tjpb.jus.br/exposicao-itinerante-sobre-epitacio-pessoa-chega-a-cidade-de-umbuzeiro/#.VZfqoz7B-Jg.facebook

Postar um comentário

0 Comentários