História de Umbuzeiro ~ Umbuzeiro Notícias

WHATSAPP

WHATSAPP
Fatos & Fotos

ELEIÇÕES 2016

Partidos de oposição em Umbuzeiro realizam convenção no dia 30 de julho

Os partidos de oposição em Umbuzeiro, formados pelas Comissões Provisórias Municipais do  PSB, PTC, PRB, PTN, PT do B, PPS e do Diretório M...

CLIQUE NA IMAGEM OU AQUI PARA LER MAIS TEXTOS

CLTR TV

Paraíba com memória

O que achou do site?

EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR PARA O CONSELHO TUTELAR DE UMBUZEIRO

OBSERVAÇÃO

Onde se lê: 11 - MARLO leia-se: 11 - MARLON

45e8387f6c6b416e2178552f488f805c.html]

RÁDIO UMBUNET

RÁDIO UMBUNET
Clique e ouça pelo celular

ENQUETE: ELEIÇÕES 2016

História de Umbuzeiro

A Emancipação Política de Umbuzeiro

No final do século XIX, década de 1880, nasciam os primeiros movimentos com ideais emancipatórios de Umbuzeiro, que à época pertencia ao município do Ingá.

O Dr. Epitácio da Silva Pessoa e seu irmão o Cel. Antônio da Silva Pessoa, foram os grandes incentivadores de nossa emancipação. Umbuzeiro não podia continuar esquecida e desconhecida do resto do Estado. Era emancipá-la para poder participar da vida política da província da Parahyba. 

Em 1890, ocupa Epitácio Pessoa o Cargo de Secretário do Governo da Paraíba. Era Presidente do Estado o Dr. Venâncio Neiva, hora propícia para a concretização dos ideais dos filhos de Umbuzeiro. Assim redigiu o Dr. Epitácio Pessoa o Decreto n° 15, que criou o município de Umbuzeiro, assinado em 02 de maio de 1890, que elevou Umbuzeiro à condição de Vila e sede do município mesmo nome. A área municipal compreendida do lugar Jardim até o sítio Jucá, bem como o território do município de Aroeiras e Natuba, hoje emancipados. Do Jardim até o sítio Riacho da Cruz, pertenciam ao município de Cabaceiras e passaram a pertencer a este município a partir de 1918.

Várias dificuldades prejudicaram o desenvolvimento da vila, inclusive a falta de comunicação. Foi revogado que transferiu a sede do município para o lugarejo conhecido por Barra de Natuba, às margens do Rio Paraíba, na desembocadura do Riacho Natuba, durando de 1892 até 1904, após a enchente que dizimou este último lugar. Continuando o movimento emancipatório, pois Umbuzeiro ainda era considerado município. Em 19 de novembro de 1904, foi criado o município de Umbuzeiro cuja sede, com justiça, volta a vila do mesmo nome.



Decreto Nº 15
De 2 de Maio de 1890

Venâncio Neiva Governador do Estado da Parahyba, decreta:
Art. Unico. Fica elevada a cathegoria de villa a povoação de Umbuseiro que será a séde de um municipio formado pela freguezia de Barra de Natuba, desmembrada do municipio do Ingá e pela subdelegacia de Jardim, desmembrada do municipio de Cabaceiras, com os limites que actualmente tem: revogadas as disposições em contrario.
Palacio do Governo do Estado da Parahyba, em 2 de Maio de 1890, segundo da Republica dos Estados Unidos do Brasil.
Fonte: Parahyba do Norte, Gazeta da Parahyba, Anno III, Nº 578, Quarta-feira, 7 de Maio de 1890, p. 01.

Fonte: Livro Umbuzeiro 100 anos. Autor: José Eduardo Gomes



Galeria dos Prefeitos de Umbuzeiro (1977- 2016)



Vista Parcial da Cidade de Umbuzeiro



BANDEIRA DE UMBUZEIRO

Bandeira Municipal  (foi oficializada através da Lei Municipal 271 de 30 de dezembro de 2011)



BRASÃO DE UMBUZEIRO
Brasão Municipal (foi oficializado através da Lei Municipal 271 de 30 de dezembro de 2011)


(LETRA DO HINO DE UMBUZEIRO)
(parte integrante da Lei Municipal 271/2011)


O hino do município de Umbuzeiro, possui Letra de Ivandro Souto e foi oficializado através da Lei Municipal 271 de 30 de dezembro de 2011.


AS MAIS LIDAS DA SEMANA