Vaqueiros da Paraíba vão liderar protesto no dia 25/10 em Brasília e cobrar legalização da vaquejada ~ Umbuzeiro Notícias

WHATSAPP

WHATSAPP
Fatos & Fotos

ELEIÇÕES 2016

CLTR TV

Paraíba com memória

CLIQUE NA IMAGEM OU AQUI PARA LER MAIS TEXTOS

O que achou do site?

EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR PARA O CONSELHO TUTELAR DE UMBUZEIRO

OBSERVAÇÃO

Onde se lê: 11 - MARLO leia-se: 11 - MARLON

Partidos de oposição em Umbuzeiro realizam convenção no dia 30 de julho

Os partidos de oposição em Umbuzeiro, formados pelas Comissões Provisórias Municipais do  PSB, PTC, PRB, PTN, PT do B, PPS e do Diretório M...

45e8387f6c6b416e2178552f488f805c.html]

RÁDIO UMBUNET

RÁDIO UMBUNET
Clique e ouça pelo celular

ENQUETE: ELEIÇÕES 2016

24 de outubro de 2016

Vaqueiros da Paraíba vão liderar protesto no dia 25/10 em Brasília e cobrar legalização da vaquejada

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 500 vaqueiros, com seus respectivos cavalos, e uma estimativa de um comboio de 100 caminhões, participam no próximo dia 25/10 (terça-feira) de uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Eles vão pressionar os senadores a aprovar um projeto de lei que tramita no Congresso e que reconhece o rodeio e a vaquejada como patrimônio imaterial artístico e cultural do país. 

Na prática, o projeto regulamenta essas competições em todo o país. A ideia da manifestação, como a realizada nesta terça, partiu de entidades paraibanas. Em Brasília, nomes como Ivete Sangalo e Mano Walter, além de grupos como Arreio de Ouro e Mastruz com Leite são esperados, em defesa da regulamentação da vaquejada. 

Em entrevista ao programa 27 Segundos, da RCTV (emissora por assinatura do Sistema Correio de Comunicação), o presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores da Paraíba, Walter Trigueiro Júnior, um dos organizadores dos protestos desta terça em João Pessoa, a ideia se espalhou por grupos de WhatsApp e ganhou toda a região Nordeste. Em mais de 120 cidades foram registradas manifestações em apoio à vaquejada e contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a competição.

Na Assembleia Legislativa da Paraíba foi realizada uma audiência pública, quando vários deputados manifestaram apoio às vaquejadas. A manifestação, segundo os organizadores, reuniu cerca de 500 vaqueiros com os seus cavalos. 

Na Paraíba, cerca de 100 mil pessoas estão ligadas direta ou indiretamente à vaquejada. Numa competição como a da Maria da Luz, há uma movimentação de R$ 3 a R$ 4 milhões, de acordo com os dados de Trigueiro. A vaquejada começa na quinta-feira (13) e vai até o domingo. Esta vaquejada é um das etapas do campeonato nacional. Já foram solicitadas mais de 1,3 mil senhas, que garantem a inscrição para a competição. 

Apesar da declaração de inconstitucionalidade da lei do Ceará, o que para muitos juristas dá repercussão nacional, proibindo a realização de vaquejadas, está mantido na íntegra o calendário dessas competições no território paraibano, até o final do ano. Em todos os finais de semana ocorrerão vaquejadas em diferentes municípios do estado. 

Walter Trigueiro disse que cinco mil vaquejadas são realizadas em todo o Brasil. "São mais de 700 mil famílias que dependem das vaquejadas. Em momento algum tivemos conhecimento sobre pesquisa que o Supremo tenha realizado sobre a vaquejada", observou. 

Os 100 caminhões devem sair da Paraíba no dia 22, em direção à Brasília. "Os caminhões sairão em comboio da Paraíba e, em cada estado que passarem, receberão adesão dos participantes de vaquejadas", disse Trigueiro Júnior. Na opinião deles, vaqueiros nordestinos receberam a decisão do STF como mais uma discriminação contra a região.

LEIA MAIS


Vaqueiros, apoiadores  e admiradores da vaquejada pegaram a estrada nessa sexta-feira (21) rumo à Brasília (DF). Com eles, nessa viagem de pouco mais de 2,3 mil quilômetros, caminhões que levam cavalos que participam dessas disputas. Eles pretendem reunir cerca de dois mil apoiadores da vaquejada só da Paraíba, num protesto na Esplanada dos Ministérios a partir de terça-feira (25).
Alguns vídeos do comboio, com cerca de 100 caminhões que partiu da Paraíba rumo à Brasília foram postados na internet.  Em cada estado nordestino, esse comboio foi sendo reforçado com outros manifestantes. Até chegar ao destino final serão mais de 500 veículos, transportando os cavalos de vaquejada. 



Fonte http://portalcorreio.com.br/politica/politica/mais-politica/2016/10/11/NWS,285810,7,416,POLITICA,2193-VAQUEIROS-VAO-LIDERAR-PROTESTO-BRASILIA-COBRAR-LEGALIZACAO-VAQUEJADA.aspx

http://portalcorreio.com.br/noticias/cidades/conflito/2016/10/22/NWS,286349,4,347,NOTICIAS,2190-APOIADORES-VAQUEJADA-SEGUEM-BRASILIA-COMBOIO-500-CAMINHOES-VEJA-VIDEOS.aspx

Artigos Relacionados:

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA