Homenagem ao ex-Presidente Epitácio Pessoa em Umbuzeiro; Confira imagens ~ Umbuzeiro Notícias

WHATSAPP

WHATSAPP
Fatos & Fotos

ELEIÇÕES 2016

CLTR TV

Paraíba com memória

CLIQUE NA IMAGEM OU AQUI PARA LER MAIS TEXTOS

O que achou do site?

EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR PARA O CONSELHO TUTELAR DE UMBUZEIRO

OBSERVAÇÃO

Onde se lê: 11 - MARLO leia-se: 11 - MARLON

Partidos de oposição em Umbuzeiro realizam convenção no dia 30 de julho

Os partidos de oposição em Umbuzeiro, formados pelas Comissões Provisórias Municipais do  PSB, PTC, PRB, PTN, PT do B, PPS e do Diretório M...

45e8387f6c6b416e2178552f488f805c.html]

RÁDIO UMBUNET

RÁDIO UMBUNET
Clique e ouça pelo celular

ENQUETE: ELEIÇÕES 2016

17 de julho de 2015

Homenagem ao ex-Presidente Epitácio Pessoa em Umbuzeiro; Confira imagens



A cidade paraibana de Umbuzeiro, (9.800 habitantes) recebeu e prestou, na manhã desta sexta-feira (17), homenagens a um ilustre filho da terra: o ex-presidente Epitácio Pessoa. O evento ocorreu na Sala Paroquial de Cultura “Inah e Ivone Souto”, centro da cidade, e contou com a presença do embaixador Carlos Alberto Pessoa Pardelas, neto do homenageado, que também foi presenteado com publicações do Poder Judiciário da Paraíba. A solenidade representou a segunda etapa das comemorações pelo Sesquicentenário de nascimento do homenageado, que estão sendo realizadas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e Tribunal de Contas do Estado, durante todo o ano de 2015, através da Comissão de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado e da Comissão de Notáveis, constituída exclusivamente para elaborar os cinco eventos comemorativos pelos 150 anos de Epitácio.
Presidente Cavalcanti e embaixador Pardellas abrem homenagem a Epitácio Pessoa em Umbuzeiro 

A programação contou com exibição de vídeo, lançamento de selo personalizado, livro em quadrinhos sobre a vida de Epitácio Pessoa e palestra proferida pelo presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Fundação Pedro Américo, professor doutor Damião Ramos Cavalcanti, também membro da Comissão de Notáveis. “Umbuzeirenses, todos que aqui estamos em comitiva, viemos render homenagens a esta cidade, que deu ao nosso Estado um cidadão paraibano que nos honra e nos propicia orgulho cívico”, iniciou o conferencista, que falou aos presentes sobre fatos curiosos da vida do ex-presidente, como a rebeldia escolar, o lado filósofo, a fase universitária e aspectos da vida intelectual que influenciaram toda a trajetória do homenageado. “Epitácio é antes de tudo um ético”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que dedicou ao ex-presidente o Ano Judiciário 2015, destacou que o fato de também ser historiador, motivou às celebrações. “Epitácio escreveu seu nome na História do Brasil, com letras lapidares. Brilhou como estadista, diplomata, escritor, jurista e em todos os aspectos da sua vida, sendo, para mim, o maior de todos os brasileiros”, defendeu. Durante a solenidade, o gestor do Judiciário estadual entregou ao prefeito local, Thiago Pessoa Camelo, uma mensagem emitida pelo ministro do Supremo Tribunal federal (STF), Celso de Mello, parabenizando a Corte paraibana pelos eventos do Sesquicentenário. “Nada mais justo do que as homenagens chegarem até a nossa cidade. Estamos investindo na reabertura do Museu Epitácio Pessoa, aqui em Umbuzeiro” disse o prefeito. Também a presidente da Comissão de Memória e Cultura, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, afirmou ser Epitácio Pessoa um símbolo da memória da Paraíba e do Brasil. “Epitácio é um marco tão importante no desenvolvimento cultural, intelectual e jurídico do país, que temos dificuldade em dizer que ele faz parte do passado, porque ele continua sendo um exemplo a ser seguido, um nome a ser reverenciado”, declarou.

Os versos do repentista Oliveira de Panelas também estiveram presentes na solenidade, junto aos desembargadores, magistrados, servidores do Judiciário, familiares do homenageado e população local, que compareceram ao evento. Familiares – Em nome da família, o embaixador Carlos Alberto Pessoa Pardelas, se disse emocionado com as homenagens prestadas na terra natal de Epitácio Pessoa. “No quesito responsabilidade, procurei imitar do meu avô o exemplo de honestidade e ética no setor público, que parece escasso hoje em dia”, disse. Também o sobrinho-neto, professor doutor Roberto Pessoa Filho, agradeceu pelas homenagens. “Umbuzeiro está em graças. Não só pela iniciativa do Poder Judiciário, guiado pelo espírito de reconhecimento a um dos maiores juristas que o Brasil já teve. Mas porque aqui nasceram vultos que continuarão produzindo, não só para nós, mas para os jovens, os exemplos edificantes para o futuro da Paraíba”, afirmou. Homenagens dos alunos – Alunos da rede municipal de ensino também prestaram homenagens a Epitácio Pessoa.

A execução do Hino Nacional e do Hino de Umbuzeiro foi realizada por estudantes da Banda Fanfarra da Escola Maria Pessoa Cavalcanti.
 Já a aluna da Escola Municipal João Inácio Catu, Zilaine Andrade de Freitas, declamou um poema “Uma mente para o Mundo”, sobre o homenageado.

Uma peça teatral denominada “Epitácio: orgulho de Umbuzeiro – Exemplo para o Brasil” foi encenada por alunos da Escola municipal Maria Barbosa de Souza.
Sesquicentenário – A primeira etapa do Sesquicentenário ocorreu no dia 28 de maio, no Tribunal de Justiça da Paraíba, com palestra proferida pelo historiador Humberto Mello, e visita à Cripta, localizada no Palácio da Justiça. Após a solenidade em Umbuzeiro, os próximos três eventos estão agendados para 6 de agosto, 6 de novembro e 17 de dezembro. Os eventos serão prestigiados com a presença de dois ministros, Francisco Rezeck e Herman Benjamin. Por Gabriela Parente   TJPB

Confira mais imagens do evento:























Fonte: Facebook / TJPB

Artigos Relacionados:

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA