Exposição itinerante sobre Epitácio Pessoa chega à cidade de Umbuzeiro ~ Umbuzeiro Notícias

WHATSAPP

WHATSAPP
Fatos & Fotos

ELEIÇÕES 2016

CLTR TV

Paraíba com memória

CLIQUE NA IMAGEM OU AQUI PARA LER MAIS TEXTOS

O que achou do site?

EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR PARA O CONSELHO TUTELAR DE UMBUZEIRO

OBSERVAÇÃO

Onde se lê: 11 - MARLO leia-se: 11 - MARLON

Partidos de oposição em Umbuzeiro realizam convenção no dia 30 de julho

Os partidos de oposição em Umbuzeiro, formados pelas Comissões Provisórias Municipais do  PSB, PTC, PRB, PTN, PT do B, PPS e do Diretório M...

45e8387f6c6b416e2178552f488f805c.html]

RÁDIO UMBUNET

RÁDIO UMBUNET
Clique e ouça pelo celular

ENQUETE: ELEIÇÕES 2016

4 de julho de 2015

Exposição itinerante sobre Epitácio Pessoa chega à cidade de Umbuzeiro

A história do ex-presidente Epitácio Pessoa, retratada através de textos e fotos, chegou à cidade de Umbuzeiro – terra natal de Epitácio – nesta sexta-feira (03). Trata-se da Exposição Itinerante, promovida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, dentro da programação alusiva ao Sesquicentenário de nascimento do ex-presidente.
Exp_Umbizeiro_03
Composta de seis painéis, a mostra está aberta ao público no hall da Secretaria de Educação do Município de Umbuzeiro. O trabalho é resultado de um esforço conjunto, promovido pela Diretoria de Comunicação Institucional do TJPB, sob a coordenação da técnica Germana Bronzeado, curadora da exposição, com texto do jornalista Valter Nogueira (diretor de Comunicação) e ilustração e arte do servidor Modesto Cavalcanti.
O Tribunal de Justiça da Paraíba é guardião dos restos mortais do ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa – e de sua esposa, Mary Saião Pessoa. No Palácio da Justiça, na praça João Pessoa, centro da Capital paraibana, se encontram o Museu e Cripta do Epitácio; objetos e fotos podem ser vistos no Museu, enquanto que a Cripta guarda os despojos do casal.
Exp_Umbizeiro_01
A exposição é composta de seis painéis
Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça, por iniciativa do presidente Marcos Cavalcanti de Albuquerque, denominou de “Epitácio Pessoa” o Ano Judiciário de 2015 – coincidentemente ano do sesquicentenário de nascimento do homenageado.
Para celebrar a data, o Tribunal decidiu promover cinco grandes eventos para lembrar em alto estilo os 150 anos de nascimento do ex-presidente. Entre eles, a exposição itinerante e a visita a Umbuzeiro, no próximo dia 17, ocasião em que ocorrerá, também, um palestra sobre o homenageado, a ser proferida pelo professor-doutor Damião Cavalcanti.
A iniciativa visa reacender a chama da história, mantendo assim viva a trajetória de Epitácio Pessoa; único paraibano a chegar a Presidência da República.
Epitácio – Paraibano de Umbuzeiro, Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa foi um político e jurista brasileiro, presidente da república entre 1919 e 1922. Foi um dos maiores jurisconsultos brasileiros. Atuou nos três Poderes: no Judiciário, foi Ministro do Supremo Tribunal Federal; no Legislativo, foi deputado federal e senador da República por diversas vezes; e, por fim, no Executivo, foi Ministro da Justiça, Procurador-Geral da República e Presidente da República. Suas Obras Completas, não só de Cunho Jurídico, ocupam dezenas de volumes.

Por Valter Nogueira

FONTE: http://www.tjpb.jus.br/exposicao-itinerante-sobre-epitacio-pessoa-chega-a-cidade-de-umbuzeiro/#.VZfqoz7B-Jg.facebook

Artigos Relacionados:

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA