Matinadas, o novo Distrito de Umbuzeiro - PB ~ Umbuzeiro Notícias

WHATSAPP

WHATSAPP
Fatos & Fotos

ELEIÇÕES 2016

CLTR TV

Paraíba com memória

CLIQUE NA IMAGEM OU AQUI PARA LER MAIS TEXTOS

O que achou do site?

EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR PARA O CONSELHO TUTELAR DE UMBUZEIRO

OBSERVAÇÃO

Onde se lê: 11 - MARLO leia-se: 11 - MARLON

Partidos de oposição em Umbuzeiro realizam convenção no dia 30 de julho

Os partidos de oposição em Umbuzeiro, formados pelas Comissões Provisórias Municipais do  PSB, PTC, PRB, PTN, PT do B, PPS e do Diretório M...

45e8387f6c6b416e2178552f488f805c.html]

RÁDIO UMBUNET

RÁDIO UMBUNET
Clique e ouça pelo celular

ENQUETE: ELEIÇÕES 2016

7 de abril de 2015

Matinadas, o novo Distrito de Umbuzeiro - PB

Fonte Wikipédia

O Distrito de Matinadas, antes Vila Matinadas, foi criado por Lei Municipal no ano de 2013, através de projeto de lei, apresentado a Câmara Municipal de Umbuzeiro em 16 de maio de 2013, pelo Vereador Jorge Valeriano de Mesquita e aprovado em 1º e 2º turnos por unanimidade. 
Foto Reprodução Facebook

Foto Reprodução Facebook


Matinadas é uma povoação do município de Umbuzeiro, na Paraíba. Se localizando no extremo leste do município. Na divisa com os municípios de Natuba e Orobó em Pernambuco. Distando 7 Km da Sede do Município de Umbuzeiro.

Fonte Wikipédia

Situa-se no planalto do Borborema, em uma região de superfície de ondulações suaves e médias, com uma das maiores altitudes do município de Umbuzeiro.

O Distrito de Matinadas é uma das localidades mais antigas do município de Umbuzeiro, sendo um ponto referencial na região pela sua altitude. Estando esse referencial presente no nome da primeira sesmaria do município com a Fazenda Marcos de Castro de Matinadas, depois renomeada para Fazenda Prosperidade e transferida sua sede para o Sítio Prosperidade, próximo a Umbuzeiro. E também citada como uma importante povoação por João Lyra Tavares em sua síntese sobre os municípios paraibanos em 1908.

Fonte Wikipédia


Tendo sua citação em Portaria de 12 de maio de 1864, do Governo da Província da Parahyba, que criava os distritos de Barra de Natuba e Imbuzeiro, tendo como divisa entre os dois distritos as localidades da Ladeira do Viado e Matinada, ambas hoje no atual município de Umbuzeiro.

São considerados moradores primitivos da localidade os senhores Antônio Pedro Catarino de Aguiar, José Virgolino de Aguiar, Cícero de Souza, Noel Vieira, Afonso Valdevino, Salustiano Vicente Barbosa entre tantos outros.

O Distrito de Matinadas possui como padroeiro, São Severino, Mártir, com festejo na penúltima semana de novembro. Tendo a assistência religiosa prestada principalmente pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Orobó. Sendo de maneira complementar prestada pela da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento de Umbuzeiro, que atualmente começa a estruturar a comunidade católica em vista de uma Capela.

Fonte Wikipédia

A feira na localidade começou por volta de 1938, polarizando uma significativa região a leste do município, bem como algumas localidades pernambucanas. Sendo o Mercado Público de Matinadas, construído em 1969, na administração do então Prefeito de Umbuzeiro, o Sr. José da Costa Gomes. 

Hoje no local, funciona o Posto de Saúde de Matinadas e o Posto dos Correios. Sendo a feira realizada toda quarta-feira.

O Distrito de Matinadas conta com seguintes localidades: A Vila Matinadas, e os Sítios: Mulungu, Sapucaia, Vargem do Pipiri, Gruta, Dois Riachos, Mundo Novo, Jucá, Chã do Vento, Lagoa Velha, Trapiazinho e Ladeira do Veado.

Quanto a infraestrutura o Distrito de Matinadas é cortado pela rodovia estadual PB-082, que liga a sede do município de Umbuzeiro ao município de Natuba e deste a outras regiões do agreste paraibano. Possui também, uma Agência de Correios Comunitária, um Posto de Saúde, além da Escola Municipal Carlos Pessoa da Silva. Matinadas ainda possui cobertura parcial por parte da Vivo. Quanto ao sistema de telefonia fixo, temos a prestação do serviço, via Orobó - Pernambuco, pela Oi Fixo, DDD 081. O serviço de energia elétrica é também prestado por Pernambuco, por meio da Celpe.

Está em face de Construção pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da CAGEPA, o Sistema Adutor de Natuba, que beneficiará a povoação como o abastecimento de água, além da construção do asfalto da rododia estadual PB-082 que liga Umbuzeiro ao municipio de Natuba.

Imagens do Google Mapas, na internet, mostram o mapa do novo Distrito de Umbuzeiro.


Distrito de Matinadas - Umbuzeiro -  Paraíba



Distrito de Matinadas - Umbuzeiro - Paraíba

Distrito de Matinadas - Umbuzeiro - Paraíba

Saiba mais  em https://www.google.com.br/maps/place/Matinadas,+Umbuzeiro+-+PB/@-7.6697221,-35.6243492,16z/data=!3m1!4b1!4m2!3m1!1s0x7abedb3dee8232f:0x65b91944daa5d89c



Artigos Relacionados:

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA