Imagens do Encontro Regional de Agricultores em Umbuzeiro promovido pela FETRAF ~ Umbuzeiro Notícias

WHATSAPP

WHATSAPP
Fatos & Fotos

ELEIÇÕES 2016

CLTR TV

Paraíba com memória

CLIQUE NA IMAGEM OU AQUI PARA LER MAIS TEXTOS

O que achou do site?

EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR PARA O CONSELHO TUTELAR DE UMBUZEIRO

OBSERVAÇÃO

Onde se lê: 11 - MARLO leia-se: 11 - MARLON

Partidos de oposição em Umbuzeiro realizam convenção no dia 30 de julho

Os partidos de oposição em Umbuzeiro, formados pelas Comissões Provisórias Municipais do  PSB, PTC, PRB, PTN, PT do B, PPS e do Diretório M...

45e8387f6c6b416e2178552f488f805c.html]

RÁDIO UMBUNET

RÁDIO UMBUNET
Clique e ouça pelo celular

ENQUETE: ELEIÇÕES 2016

24 de março de 2015

Imagens do Encontro Regional de Agricultores em Umbuzeiro promovido pela FETRAF

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Estado da Paraíba – FETRAF-PB realizou nesta terça (24), por volta das 09h00 da manhã, no Salão Paroquial de Cultura Iná e Ivone Souto o Encontro Regional para discutir as políticas públicas na cidade de Umbuzeiro-PB.


Participaram do evento:

O Presidente do SINTRAF Umbuzeiro, João Gomes Barbosa, realizou a abertura do evento, agradecendo a presença de todos e  falou da importância do SINTRAF no município e o fortalecimento da Agricultura Familiar.
Presidente do Sintraf Umbuzeiro


O Presidente da FETRAF-PB, Ednaldo Pereira Leite, que falou sobre a questão da organização sindical.
Presidente da FETRAF-PB

A Representante do CARITAS, Roseilta, que falou sobre ações de segurança alimentar e a construção de cisternas com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento familiar sustentável.

O Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Antonio Alves, que tratou das seguintes temáticas: PAC, PNAE e PPA. Falou do PAC - com a distribuição do Kit de 5 máquias (Retroescavadeira, Motoniveladora, Caminhão Caçamba, Caminhão Pipa e uma Pá Mecânica, falou também sobre o programa de alimentos PAA e o PNAE que tratam da aquisição de alimentos através dos agricultores familiares.
Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário - Antônio Alves


Houve a participação ativa de alguns agricultores, momento em que fizeram perguntas em relação ao uso adequado do kit de máquinas doadas pelo MDA através do PAC.

O Delegado falou que as máquinas foram distribuidas para serem utilizadas durante 5 anos diretamente as familias ligadas a reforma agrária e a agricultura familiar, com a construção e limpeza de açudes, recuperação de estradas, distrubuição de água, fortalecendo a agricultura familiar nas comunidades, não devendo ter seus objetivos desviados para a secretaria de obras, para o carregamento de lixo, mas sim para dar melhores condições as famílias, recomendando que as máquinas deveriam ficar sob a responsabilidade das Secretarias de Agricultura em parceria com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável, como também por outros setores da agricultura, como é o caso do SINTRAF contribuindo para o desenvolvimento do município. O Delegado do MDA destacou que a ausência de ações voltadas para a agricultura familiar e o desvio de finalidade das máquinas poderá ser motivo de denúncia perante os orgãos competentes.

Participaram também do evento, o Vice-Prefeito do município, a Presidente da Câmara de Umbuzeiro, Edjane Nilda, os vereadores Neco, Klinger e Roninha, técnicos da Emater de Umbuzeiro e Natuba, como também diversos agricultores, presidentes de associações, profissionais de diversas áres, Secretário de Agricultura de Natuba, Presidentes dos Sintraf de Aroeiras, Natuba, Barra de Santa Rosa, Santa Cecília entre outros.

Também fez uso da palavra o Vereador Roninha, que falou da importância das máquinas para o município, destando ainda que o município de a carência de um trator de pneu e se o MDA disponibiliza algum recurso através de convênio para aquisição do trator especificado. 
Vereador Roninha

No entanto, o Delegado destacou que a doação foi realizada através do PAC e no momento não há disponibilidade de recursos através do programa, mas falou do Programa Mais Alimentos em que os agricultores poderiam pleitear recursos através de financiamento para aquisição de equipamentos. 


A Secretária Executiva da SEAFDS, Mali Trevas, que falou dos 7 eixos que serão executados pela Secretaria, abordando especificamente  a energia solar, barragem subterrânea e agroindústria familiar.
Secretária Executiva da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar

Após a esplanação de todos, das plenárias, com a participação dos agricultores, o Presidente do SINTRAF Umbuzeiro e os demais fizeram as considerações finais, agradecendo a colaboração de todos e falando também da importância da realização do evento no município de Umbuzeiro, uma vez, que cada ação ajuda a fortalecer o Sintraf e a agricultura familiar no município.

Saiba Mais

FETRAF-PB realizará Encontro Regional de Agricultores em Umbuzeiro


Mais Imagens








Umbuzeiro Notícias

Artigos Relacionados:

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS DA SEMANA